Desastre Iminente - Jamie McGuire

23:19

http://i1381.photobucket.com/albums/ah202/DedosProsa/Desastre-Iminente_zps5uheu96j.jpgEditora: Verus
Nº de páginas: 406
Sinopse: Travis perdeu a mãe muito cedo, mas, antes de morrer, ela lhe ensinou duas regras de vida: ame muito, lute mais ainda. Tendo crescido em uma família de homens que gostam de jogos e lutas, Travis Maddox é um cara durão. Musculoso e tatuado, bad boy até o último fio de cabelo, ele leva uma mulher diferente para casa a cada noite. Até conhecer Abby Abernathy... Determinada a se manter longe de problemas, Abby resiste com todas as formas ao charme de Travis, sem saber que assim só o deixa mais determinado a conquistá-la. Será que o invencível Travis "Cachorro Louco" Maddox vai ser derrotado por uma garota?


Livro 1: Belo Desastre - Resenha




O segundo livro da série Belo Desastre, Desastre Iminente, tem como principal objetivo mostrar aos leitores a visão de Travis Maddox dos acontecimentos e do relacionamento dele com Abby Abernathy, coisas que são retratadas através da visão dessa no primeiro volume.

- Um dia você vai se apaixonar, meu filho. Não se acomode com qualquer uma. Escolha a garota que não vem fácil, aquela pela qual você vai ter que luta, e então nunca deixe de lutar por ela. Nunca... - ela respirou fundo - deixe de lutar por aquilo que deseja.
O ponto de início da história é o mesmo: Travis acabou de conhecer Abby e, assim como ela, ele simplesmente não consegue tirar a garota de seus pensamentos. Enquanto tenta entender seus sentimentos e reações, Travis também tenta lidar as ações de Abby e o que isso tudo representa para a dinâmica emocional que sua vida se tornou após a morte de sua mãe. Através da visão dele, temos um panorama do outro lado da história desses dois personagens assim como conhecemos um pouquinho mais sobre os irmãos Maddox, temas centrais do spin-off que está sendo lançado atualmente pela Jamie McGuire.

Segundos livros que trazem a mesma história através de outro ponto de vista pode ser algo que acabe dando completamente errado, afinal há um grande risco de que acabe sendo apenas muito "mais do mesmo" e não se consiga desenvolver realmente uma nova perspectiva no enredo. Esse parece ser um risco ainda maior quando lidamos com uma história que é foca quase que inteiramente em apenas um relacionamento e suas idas e vindas. Entretanto, como Travis Maddox é o personagem mais interessante desses dois livros Jamie conseguiu desviar dessa bala e apresentar um livro que se mostrou melhor do que o anterior.

O fato do leitor finalmente ser introduzido na mente de Travis faz com que algumas questões levantadas graças a seu comportamento errático sejam respondidas. Sua narração deixa claro que ele age quase que completamente por impulso, talvez uma das ações que mais representam isso seja a sua decisão de fazer uma nova tatuagem; não há um processo de pensamento que leve a tal decisão ou ainda qualquer tipo de consideração a não ser a de que ele quer fazer e isso é o que basta. Talvez isso possa ser encarado como um lapso da escrita da autora, mas é preferível acreditar que não já que isso é algo muito mais do que recorrente no livro, e se assim fosse ela seria realmente uma péssima autora - o que seria uma precipitação injusta, acredito.

Decidi há um bom tempo que me alimentaria dos abutres até que um colibri aparecesse. Um beija-flor. O tipo de alma que não empatasse a vida de ninguém, que simplesmente caminhasse por aí se ocupando das próprias coisas, tentando levar a vida sem puxar ninguém para baixo com suas carências e egoísmo. Corajosa. Uma comunicadora. Inteligente. Bonita. Uma criatura que arruma um companheiro para a vida toda. Inatingível até que tenha uma razão apara confiar em você.

A caracterização dos outros personagens foi um aspecto que melhorou muito nesse segundo livro. É possível conhecer traços da personalidades deles de forma muito mais clara através da visão do Travis, até mesmo no que diz respeito a melhor amiga da Abby, America, e Shapley. O fato dele ser um personagem que interage com um número muito maior de pessoas do que sua namorada também auxilia para que a leitura não seja tão monopolizada no relacionamento dos dois, mesmo que aquela característica de que tudo no mundo roda em torno de "Travis e Abby" persista, ainda que de forma um pouco mais fluída.

Uma das melhores coisas que essa amplitude em relação aos personagens proporcionou foi que o leitor é finalmente apresentado de maneira decente aos integrantes da família Maddox. E mesmo que essa apresentação mais cuidadosa tenha sido agradável, o sentimento de que a autora poderia ter investido de forma muito mais séria e compromissada nesse aspecto foi algo dominante durante a leitura - principalmente se considerarmos que os próximos lançamentos editoriais dela é inteiramente focada neles. Ter tomado um pouco mais de páginas para explorar a dinâmica da família Maddox (Travis, Thomas, Taylor, Tyler, Trenton e o papai Maddox) poderia ter deixado a leitura muito mais interessante, diversificada e divertida.

De maneira geral, pode-se dizer que esse Desastre Iminente foi um pouco melhor do que Belo Desastre, mas mesmo assim os dois livros ficam no mesmo nível. Talvez falte a autora a habilidade para diversificar a dinâmica da narrativa. Os dois romances poderiam ter sido muito melhores se as tramas e personagens secundários tivessem tido uma atenção mais cuidadosa, um desenvolvimento um pouco mais independente do relacionamento do casal principal; isso definitivamente teria facilitado a leitura. Talvez seja algo que ela melhore em seus próximos livros (a esperança é a última que morre, não é?). E assim como o primeiro: para quem curte o gênero pode ser um prato cheio e para todos é uma boa distração.

Talvez fosse só comigo. Talvez fosse só com nós dois. Talvez juntos fôssemos uma entidade volátil que ou implodiria ou se fundiria. De uma forma ou de outra, parecia que, no momento em que a conheci, minha vida tinha virado de ponta-cabeça. E eu não queria que fosse de nenhum outro jeito.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Oieee. Vejo que esse livro é bem balançado, muitos gostos outros nem tanto.
    Eu não li nenhum dos outros e não tenho muito interesse.
    E olha que já li muita gente que tem a mesma opinião que a sua, o segundo livro parece melhor.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá :) Sinto curiosidade de ler "Belo Desastre", pois já vi resenhas positivas,além disso, o assunto desperta meu interesse. Se eu gostar eu leio o segundo volume. :) O enredo de "Desastre Iminente" não chamou muito minha atenção, mas, fiquei com vontade de saber mais sobre a relação entre Travis e Abby. :D Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks/

    ResponderExcluir
  3. Que pena que você não gostou :(
    Eu amo o primeiro livro da série, e o dos irmãos maddox também, mas o POV dele acabei lendo por cima mesmo, pois não curto muito quando é a mesma história, gosto de POV só quando os personagens não são tão grudados, e fica uma linha de tempo entre os acontecimentos que a gente viu no primeiro livro, o que não é o caso desse.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá; ainda não li nada da autora. Tenho até curiosidade para realizar a leitura, confesso que gosto mais quando temos o ponto de vista de mais de um personagem num mesmo livro do que quando há dois livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Ainda não li nenhum livro dessa autora e inclusive, esse é um de meus desejados no Skoob, espero um dia poder ler e expressar minha opinião.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Uma pena que o livro não tenha sido tão bom!
    Fico bem devida sobre se devo ler ou não ou esses livros, vou pensar bem e quem sabe não decido ler!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Que pena que o livro não tenha te agradado. Eu adoro Belo Desastre e não gostei de Desastre Iminente, achei chato, mas relevei porque gosto do Travis, rs. Aliás, dos três livros, só Belo Desastre eu acho realmente bom.
    Adoro a escrita da Jamie, os livros do spin-off também são ótimos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. bem, particularmente eu não curto o gênero, então não é uma leitura que me atraia... bacana a autora ter dado uma ênfase maior nos personagens nesse volume... sempre ouço falar bem dos dois títulos, mas não me animo mesmo pra ler... =T

    ResponderExcluir
  9. Oie!!
    Ainda não comecei a ler essa série, o que me desanima um pouco é que as pessoas falam que só o primeiro livro é bom..
    Quem sabe um dia me arrisco nela..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olha, pra mim, Desastre é só um desastre mesmo. Não é um obra que compraria, que faça questão de ter em casa. Quanto a sua resenha, ficou perfeita!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Bem eu não gosto da série e acho que nem pegaria pra ler e olha que dou uma chance pra todas, mas essa passo longe.
    Parabéns pela sinceridade na tua resenha.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Esse livro me parece um divisor de águas, ou você ama, ou você odeia. Belo Desastre não faz muito meu gênero literário, mas confesso que tenho curiosidade em ler um dia. Quem sabe...

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que pena que ambos os livros dessa série não te agradaram, flor. Eu gostei muito de Belo Desastre, mas não acho que seja "um excelente romance". Os personagens ficaram muito estereotipados e o contexto foi um tanto clichê. Mas, mesmo assim, tive uma boa experiência com o primeiro volume. Já adquiri Desastre Iminente… Ainda não o li, mas pretendo. Espero gostar dele mais do que você – já fico animada em saber que há mais destaque a outros personagens.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, mesmo sendo a mesma história confesso que gostei mais do outro livro, mas não acho esse de todo ruim. Eu não consigo me conectar com esses protagonistas, Maddox me assusta.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

recent posts

Flickr Images