Eterna: o som do amor - Bianca Sousa

18:36

Nº de páginas: 332
Sinopse: Bernardo Milano é um violoncelista talentoso que tem sua vida arrancada de forma abrupta: é assassinado no dia de sua estreia como solista no Theatro Municipal de São Paulo. O crime choca todo o país, em especial a cientista Cecília Ferreira que sem saber, faz um trato com uma entidade voodoo. Bernardo desperta de seu túmulo, mas o milagre vem acompanhado de uma maldição: se de dia ele vive, à noite sua verdadeira face cadavérica é exposta. Contra todas as (im)possibilidades, Cecília e Bernardo recebem do destino uma segunda chance. Conseguirão burlar a morte e fazer com que esta não se revele um caminho sem volta?



*E-book cedido em parceria com a autora

O primeiro livro de Bianca Sousa nos apresenta a história de Bernardo e Cecília, um casal que tinha tudo parar dar certo se não estivessem separados pela morte. Bem, e se eles tivessem ao menos se conhecido enquanto ambos estavam vivos, também.

Bernardo Milano foi assassinado na noite em que faria sua estreia como violinista solista de uma forma extremamente cruel e misteriosa.  Mas mais misterioso ainda é o fato de ele voltar a "vida" seis meses depois e essa segunda chance apresentar circunstâncias ainda mais estranhas. Além de não ter a menor ideia do porque ele volta a ser um morto durante a noite e o porquê de não sentir nem fome nem sede, Bernardo também não não sabe porque seu corpo lhe impulsona a pequena cidade de Venturado e se sentir tão atraído pela cientista baixinha que vive ali.

Cecília Ferreira não sabe porque, mas faz seis meses que a vida se tornou completamente sem sentido para ela. Não há nada que faça com que ela realmente esteja satisfeita, nem mesmo o seu precioso trabalho como cientista. E não ajuda que ela esteja tendo pesadelos recorrentes que só a fazem se sentir mais sozinha e triste do que ela já está ao viver em Venturado longe de sua única família remanescente, seus irmãos. E é em uma noite solitária e meio bêbada que Cecília acaba fazendo um acordo no minimo duvidoso e que com toda a certeza vai mudar completamente sua vida.

O vento soprava a copa das árvores, mas ele não sentia. O cheiro da rama, das flores damas-da-noite, dos excrementos de cavalo, ele também não sentia. Olhou para suas mãos cadavéricas e sem vida. Os pés e as pernas sem pele e músculos faltando. O coração não mais batia. Rastejando até um rio próximo, ele viu o que mais temia. O reflexo de um monstro.
Cecília acordou gotejando de suor às 4 da manhã. Respirou fundo e agradeceu mentalmente por ter sido apenas um sonho. Aquele mesmo sonho. Seu coração ainda pulsava com o medo de perder quem se ama.
Uma coisa fácil de se identificar já no início da narrativa  é que Bianca consegue criar personagens que se tornam interessantes ao olhar do leitor de uma forma muito fácil. Só o primeiro capítulo do livro já faz com que nos apeguemos ao Bernardo assim como o sentimento de raiva e pena por sua morte seja despertado de forma muito natural. E a complexidade que passa a fazer parte de sua personalidade e ações após "ressuscitar" fazem com que ele se torne realmente interessante do ponto de vista construtivo e narrativo. O fato dele ser acompanhado por dois fantasmas que são a personificação do "anjinho x diabinho" só faz com que a situação seja ainda melhor,

Já a Cecília é um caso um tanto mais complicado. Em alguns momentos do livro era muito simples se aproximar e se identificar com ela, mas em outros ela conseguia ser extremamente irritante. A falta de decisão dela em relação a diversos aspectos ou ainda o choramingar incessante durante uma parte do livro conseguiu fazer com que minha simpatia por ela diminuísse bastante. Mas depois ela melhora, então tudo bem.

Ela não seria mais uma mulherzinha chorando por amor! Ou pela falta dele. "Ah, não!" Entrava em pânico algumas vezes ao pensar que ficaria sozinha pelo resto de sua vida. E que, a cada dia, caminhava mais para isso. Ela até tinha um gato agora!

Válido lembrar ainda dos personagens secundários. Adorei principalmente dois deles: o Tito,irmão da Cecília, e o Pedro, melhor amigo do Bernardo; desnecessário dizer que todas as cenas em que eles apareciam era um amor - principalmente o Pedro. E fiquei morrendo para conhecer mais dos dois, me aprofundar um pouco na história deles.

Pela autora ser ainda iniciante nesse mundo literário certos aspectos do livro certamente não atingiriam as expectativas que todo leitor cria ao iniciar um livro e isso não foi diferente em Eterna. Apesar da Bianca conseguir criar um mistério e um número de situações iniciais que instigam e muito a leitura o nível de complexidade do desenrolar narrativo foi aquilo que deixou a desejar durante o livro. A potencialidade para tal não faltou, mas o aproveitamento da mesma foi deixado de lado durante boa parte da narrativa. Além disso, a própria naturalidade de diálogos e pensamentos também precisam ser trabalhados. Com essa ideia e premissa narrativa, a autora poderia ter feito um trabalho muito melhor daquele já apresentado.

O aspecto mais positivo desse livro, e um que sozinho já faz valer a pena toda a leitura, é o final. Ao fugir daquilo que era esperado e do rumo clichê mais clichê possível que a história poderia ter seguido Cecília e Bernardo fazem com que o romance deles realmente conquiste o leitor. É impossível depois do mesmo não torcer por eles. Adorei que a história conseguiu ter esse final diferenciado e fugir do que eu pensei que aconteceria. Foi, com certeza, o que mais me fez esperar ver os futuros livros da Bianca Souza e pode conferir o seu desenvolvimento como escritora.


You Might Also Like

18 comentários

  1. Então.. mesmo com os pontos positivos da obra infelizmente eu não compraria, esse tipo de romance não é algo que me atrai a ponto de ler.

    ResponderExcluir
  2. OIe!
    Eu leria simplesmente porque tem menção a cidade de são paulo <3 Quero saber que final é esse que você tanto falou, fiquei bem curiosa!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sempre fiquei atraído por esse livro, mas não sabia que do era tratado, simplesmente a capa é linda e amei! Me julguem?! Mas sério, eu gostei da premissa, achei super criativa e interessante! Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já escutei muitos falarem desse livro e confesso que já estou ficando um pouco curioso para saber como que é a história! Mas sinto que não é o momento, vamos ver quando me surgirá a vontade.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?

    Já vi algumas resenhas desse livro, mas não consegui sentir interesse pela obra. Quando o tema não me agrada, é assim... rsrs Sua resenha está impecável. Levantou pontos pertinentes! Mas o tema não é para mim mesmo.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Vi a capa e achei que era o livro Sempre foi você, da Ana Lemos hahaha!
    Gostei da premissa, achei interessante e leria o livro.
    Fiquei curiosa sobre o final que faz valer a pena!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, sabe que faz bastante tempo que tenho curiosidade em ler esse livro, já ouvi diversos comentários sobre ele e talvez seja isso que me deixa mais curiosa ainda, quero saber mais dessa história e ver o que acho dela :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Que bom você ter curtido o livro e o casala não ter um final clichê e que conquiste os leitores. Sua resenha ficou ótima, mas vou deixar a leitura passar para o momento...

    ResponderExcluir
  9. Oii,
    Adorei a premissa! A capa é linda e vou procurar mais sobre o livro.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  10. apesar de ter ficado curiosa em como um romance desses poderia se desenvolver, não me atraí a ponto de fazer a leitura do mesmo... =T

    ResponderExcluir
  11. Genteee que livro top.
    Eu amei a premissa, JURO.
    O cara morre e depois de 6 meses volta a vida, muiiiiiiiiito top.
    Eu fiquei ainda com mais vontade de ler o livro.
    Uma pena que essa seja a capa dele kkkkk Acho que a história pedia uma capa mais legal.
    Mas enfim, amei

    ResponderExcluir
  12. Olá! Eu me sinto honrada por ter a oportunidade de ler essa obra futuramente, também em parceria com a autora. :) Confesso que, embora a sinopse tenha me cativado, pouco sabia sobre o enredo em si e gostei de ler sua resenha para ter uma boa noção. Acho que Bernardo e Cecília vão me encantar. O fato de a autora caracterizar seus personagens de modo a prender a atenção do leitor me deixa feliz da vida e cheia de boas expectativas. Há certo mistério no enredo que, para mim, soou como um plus! Espero gostar da leitura, mas levarei em consideração sua opinião.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não duvido que o livro seja legal, mas a impressão que tive é que as pessoas literalmente não têm mais assunto pra escrever e estão inventando cada vez mais enredos ridículos apenas para serem "criativos". Mas... sempre há quem goste.

    ResponderExcluir
  14. Eu li um conto da autora, e eu adorei! Pena saber que o livro não te agradou tanto, eu estou curiosa para conferir a trama, mas vou ler sem muitas expectativas então. E que bacana que o final surpreendeu!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei do enredo desse livro, mas não fiquei muito "encantada" Acho que é uma leitura que eu daria uma chance quando tiver oportunidade.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Acho a capa desse livro perfeita, mas a proposta dele não me atrai.
    Mas acho muito bom quando um autor se dedica também em desenvolver de forma convincente os personagens secundários, isso faz toda diferença.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Ola. A capa do livro parece com um que tenho aqui, a sua resenha esta ótima mas o romance nao me agradou, apesar de ser meu tipo favorito de genero literário.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não dava muito por esse livro, que ele não chamava tanto a minha atenção, mas depois de ler sua resenha fiquei animada, mais ainda ao saber que a autora soube criar personagens cativantes.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir

Popular Posts

recent posts

Flickr Images