Para Sempre Alice

16:29

Para Sempre Alice : PosterTítulo Original: Still Alice
Gênero: Drama
Direção: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Elenco: Julianne Moore, Alec Baldwin, Kristen Stewart
Duração: 1h39min
Sinopse: A Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.



Para Sempre Alice trata de uma forma delicada e igualmente real sobre o mal de Alzheimer. Alice Howland sempre foi uma mulher que não só presa como é reconhecida por seu intelecto e pela com a qual conseguiu e consegue seus objetivos através de seu próprio esforço. Professora de Linguística na Universidade de Columbia, casada e mãe de três filhos já adultos, ela chega aos seus 50 anos com uma vida confortável e que ama. Mas é também logo após seu aniversário que as coisas começam a mudar.

Alice de repente se vê perdida, esquecendo de lugares e palavras que sempre lhe foram mais do que familiares. Os pequenos lapsos deixam de ser tão pequenos, o que a leva à procurar um médico e descobrir que ela está com um início precoce de um tipo raro de Alzheimer. E já não tão de repente, Alice se vê perdendo partes da sua vida que lhe são tão preciosas, como seu trabalho na universidade e ainda pior a sua capacidade cognitiva. Logo ela que sempre se orgulhou e encantou com a forma como a qual a comunicação fazia parte da sua vida começa a se perder em meio a frases e momentos do dia, além de ter de lidar com o constante medo e desespero de que vai eventualmente perder aquilo que é o mais importante: si mesma.


Para Sempre Alice é o tipo de filme que chega ao público com uma certeza: você vai se emocionar. O fato do assunto ser algo tão trágico para a pessoa e para todos aqueles que acompanham o desenrolar da doença faz com que seja impossível que o filme não apele para o lado emotivo e empático desse público. Mas o maior acerto  desse filme é que ele vai muito além desse clichê que filmes com essa temática apresentam: ele trata da individualidade que caminha junto com a doença.

Sendo a sociedade atual tão apegada à ideia do individual nada mais razoável que a perspectiva pela qual se observaria as consequências do Alzheimer fosse a da pessoa que está sofrendo com o mesmo. E é admirável a forma com que toda a produção consegue passar esse lado e visão tão únicos ao público. A realidade com a qual a personagem Alice é retratada, o quão humano cada ação e reação dela são colocados, além, é claro, da atuação maravilhosa e emocionante de Julianne Moore faz com que seja impossível ficar inerte perante o assunto.

Para Sempre Alice : Foto Julianne Moore, Kristen Stewart

Mesmo mostrando o quanto a condição de Alice afeta a sua família e o seu relacionamento com a mesma, em especial com o marido, John (Alec Baldwin) e sua filha mais nova, Lydia (Kristen Stewart) o filme mantém o seu foco na luta de Alice para permanecer, para se agarrar à ela mesma e à todos os aspectos que formam sua personalidade. Essa luta ao mesmo tempo que é tão pessoal e difícil faz com que o público consiga compreender muito bem o quê significa estar doente dessa forma. E como a personagem mesmo deixa claro no decorrer do filme: não é porque ela tem que lutar para se manter como ela mesma que ela deixou de ser a Alice que todos conheciam e respeitavam. Ela ainda quer o controle de sua própria vida nas mãos e com toda a certeza não quer abrir mão de si mesma para ser tratada ou vista simplesmente como alguém que tem Alzheimer. Ela ainda é Alice.

Ainda em relação à como o filme consegue sensibilizar, uma colaboração importante foi a fotografia que acompanhando uma das principais características do filme consegue ser extremamente delicada. Cada close, enfoque ou desfoque transmitem extremamente bem não só o momento do enredo como a própria perspectiva da personagem em relação ao momento que está vivendo ou as pessoas ao seu redor. E o melhor é que essa delicadeza acompanha todo os aspectos do filme, além de uma boa dose de realidade em relação à emoções e reações dos personagens. Um filme que com certeza vale o tempo, a simpatia e a reflexão de qualquer um.

Trailer




You Might Also Like

16 comentários

  1. Amo filmes assim com esse estilo, onde retrata emoções e a convivência com a família.
    Adorei sua resenha
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca assistir esse filme, uma verdadeira vergonha eu sei, mas pretendo mudar isso logo, pois todo mundo diz que o filme é ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Olá :) Resenha maravilhosa! *-* Acho que é a primeira que leio sobre esse filme, :) eu já tinha ouvido falar, entretanto, não sabia muito bem sobre a trama, gostei muito da sua opinião, fez eu entender e conhecer essa história, sem dúvida, retrata a vida de muitas pessoas, o drama é emocionante, envolvente e nos faz refletir, :') quero muito ler o livro e ver o filme. *-* Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu ainda quero ver o filme e ler o livro, pois tenho certeza que é uma história belíssima. E você tocou num ponto que me deixou muito curiosa, que foi a fotografia do filme, algo que eu adoro e sempre observo. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tive ótimas recomendações sobre esse filme, tanto quanto a história quanto a atuação de Julianne Moore. Lendo seu post minha curiosidade só aumentou. Espero assistir em breve.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Estou meio afastada de filmes, mas estou morrendo de curiosidade por esse.
    Ela parece uma professora minha que eu gosto muito.
    Julianne Moore arrasa sempre.
    Seu post só fez minha vontade de ver aumentar.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha era o que precisava para dar play nesse filme, que está disponível no Netflix. Sempre quis ler o livro, mas acho que assistirei a esse drama antes de fazê-lo. Penso que vou amar das duas formas, tenho certeza, porque parece que souberam retratar esse tema com muita sensibilidade e realidade.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá; esse é um filme que quero ver, a história parece ótima e tocante, e o trailer já emociona.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Quero muito ver esse filme porque Alzheimer é um tema que me interessa ja pode acometer qualquer um de nós e Julianne Moore é uma atriz que eu gosto, quero saber como ela encarou esse papel!
    E eu adoro prestar atenção nas fotografias do filme e pelo que você falou, está belissima e delicada!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!!

    UAU!!!!! Adorei seus comentários do filme! Fiquei muito curiosa pra assistir, não o conhecia ainda. Penso que esta doença precisa ser mais abordada mesmo, mais mostrada, para que as pessoas consigam viver melhor com os entes queridos doentes... Sei que nem todo mundo tem paciência, mas precisa entender que o drama é de quem vive a doença neh? Não deve ser nada fácil mesmo notar que sua mente já não é mais a mesma...

    Beijos!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiie
    Eu comprei o livro, pois prefiro ler primeiro e assistir o filme depois.
    O filme tem duas atrizes que eu amo, a Ju e a Kristen.
    Tenho certeza que eu vou me apaixonar pela história. Sim, eu tenho certeza que vou me apaixonar.
    Amei muiiiito sua resenha sobre o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. A sinopse desse filme já é emocionante, ele está na minha lista para este fim de semana. Seu texto ficou ótimo, assim que assistir ao filme, digo minha opinião.

    ResponderExcluir
  13. tenho mt vontade de ver esse filme, a tematica me interessa bastante. acho alzheimer uma doença cruel... :(

    ResponderExcluir
  14. Foi um dos melhores filmes que já assistir esse ano, chorei muito em algumas partes e traz uma reflexão incrivel. Agora eu quero ler o livro dele, dizem que é muito melhor!

    ResponderExcluir
  15. Ahh, que lindo, fiquei doida para assistir esse filme, tipo, já tinha visto em alguns sites de filmes, mas nunca parei nem para ler a sinopse :oo
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  16. Olá flor,

    Esse filme realmente é muito lindo! Estou louca para ler o livro, mas já sinto angustia por antecipação rs

    A Atuação da Julianne de fato foi maravilhosa, impossível não refletir e ficar emocionado.

    Beijos

    ResponderExcluir

Popular Posts

recent posts

Flickr Images