Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

15:34

Editora: Galera Record
Páginas: 462
Sinopse: O primeiro "encontro" de Clary e Jace não poderia ter sido... pior. Ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas pra lá de esquisitas. Ele, um Nephilim - filhos de anjos com humanos - que tem como missão caçar demônios; ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão... Mas as diferenças entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras; a mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace. Mas por que um demônio estaria interessado em uma mundana como Clary? E como de uma hora para outra ela tem o dom da Visão e percebe o Mundo de Sombras? Todos, inclusive Clary, querem saber...


O primeiro livro da série Instrumentos Mortais nos insere no mundo criado por Cassadra Clare através de Clary, uma garota que não poderia ser mais normal, pelo menos é o que ela e todos que a veem pensam até que no meio de uma boate de Nova York com seu melhor amigo Simon e ser a única a ver Jace, Isabelle e Alec matarem um demônio e descobrir que eles são Caçadores de Sombras. A partir daí nada mais parece ser o que era suposto ser, nem mesmo ela.

Tudo parece piorar quando Clary volta para casa após uma briga com a mãe para descobrir que a mesma foi atacada por um demônio e está desaparecida, provavelmente até pior. Após quase ser morta pelo mesmo demônio e se sentir completamente perdida ao ser dispensada por Luke, o homem que sempre esteve no papel que era de seu falecido pai a rejeitar e ignorar completamente, só lhe resta uma possível escolha para conseguir ajuda e tentar encontrar sua mãe: o irritante e arrogante Jace e os Caçadores.

Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo que se pensa que será para sempre.

Em meio a aventuras que nem em seus sonhos mais loucos ela pensou ter um dia, descobertas cada vez mais chocantes não só sobre a verdadeira realidade como também sobre si mesma e sua família ela tenta desvendar o mistério do porque sua mãe foi raptada por um demônio subordinado a Valentim, um antigo Caçador que decidiu não mais seguir as ordens da Clave, que põe em ordem esse mundo sobrenatural.

- Esse é o lema do Nephilim, os Caçadores de Sombras, ali na base. - disse Jace.
- O que significa?
- Significa: Caçadores de Sombras: mais bonitos de preto do que as viúvas de nossos inimigos desde 1234.
- Jace...
- Significa - disse Jeremiah - a descida ao Inferno é fácil.

Cassandra consegue, com toda a certeza, criar um enredo divertido e tenso que envolve o leitor de forma magistral. A cada capítulo há uma construção cuidadosa que nos leva a um gancho que praticamente te obriga a simplesmente continuar a ler.  Essa atenciosa construção pode ser constatada através da forma como cada pequeno segredos desvendado é apresentado e por mais que possa parecer por um momento que essa seja apenas uma estratégia para manter o roteiro dinâmico é possível ver como aos poucos tudo se encaixa e a trama geral do livro mostra o quanto a história foi organizada e planejada.

Um dos melhores aspectos dessa leitura é a mitologia da história que, pelo menos até esse momento da série, parece ser sólida e incrivelmente rica, uma mistura que não é exatamente a coisa mais fácil de se encontrar na literatura atual. A esperança é que a autora consiga manter esse mesmo nível nos próximos livros e quem sabe até mesmo elevá-lo, pois é uma característica que tem um grande potencial para o enredo e para o desenvolvimento do mesmo, além de, é claro, encantar com uma facilidade deliciosa o leitor.

Não é apenas a mitologia que apresenta uma complexidade fascinante mas também os personagens e o melhor é que isso é uma característica de basicamente todos os personagens e não é algo exagerado dentro do contexto, pelo contrário é apresentado de uma forma autêntica. Clary talvez seja a personificação disso: ao mesmo tempo tempo que a fragilidade dela por não saber ou ter o mínimo controle sobre sua nova realidade é muito clara também pode-se observar o quanto sua personalidade, percepção e convicções são fortes e essa mistura faz com que suas ações (principalmente em relação a Simon e Jace, são tão divertidas) e ela mesma se tornem interessantes, é uma mistura que funciona para a história de uma forma geral.

- Você colocou pessoas em perigo com sua obstinação! Este é um incidente ao qual não vou deixá-lo dar de ombros!
- Não estava planejando isso - disse Jace. - Não posso dar de ombros para nada. Meu ombro está deslocado.

- Só amei três pessoas na vida. Minha mãe, Luke e você. E perdi todos, menos você. Nunca pense que não é importante para mim, jamais pense algo assim.

Com reviravoltas, ação e um ritmo acelerado, que incrivelmente proporciona um tom agradável único para a leitura e que combina, Cidade dos Ossos consegue fascinar o leitor e o convidar para uma série que possui todos os ingredientes para ser apaixonante, tudo dependendo de como Cassandra vai nos conduzir nesse mundo cheio de criaturas estranhas, apavorantes, únicas e cômicas; esperamos que continue de uma forma igualmente única.

You Might Also Like

15 comentários

  1. Engraçado como cada um tem uma percepção diferente das mesmas coisas. Eu mal consegui acabar esse livro de tão chato que achei. Tinha altas expectativas para ele, mas me decepcionou enormemente! Tanto que fazem meses que terminei o primeiro e não peguei o segundo ainda. Mas fico feliz por você ter tido as expectativas correspondidas e ter lido num pulo! Espero que os próximos só melhorem, como você disse! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu também li o livro e adorei!
    Confesso que li depois de assistir o filme e diferente da maioria, que odiou o filme, eu gostei da adaptação e isso pode ter me influenciado a gostar da leitura, rs.
    Há tô com o segundo livro aqui e espero ler em breve.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    eu vou ser sincero, não curti muito o livro não, não sei se era porque não era a vez do livro, mas achei bem chatinho sera que melhora com os outros, varias pessoas dizem que é uma otina serie
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii! Tudo bem?
    Li o livro este ano e também dei quatro estrelas. A meu ver a história é bastante boa e bem construída, com muitos detalhes e informação, mas para o primeiro volume, eu não achei nada de muito extraordinário, sabe? Estpi apostando nos próximos volumes e espero que a série se desenvolva mais.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  5. Amo muito esse livro! Achei a escrita da Cassandra muito boa e o enredo original (apesar de uma coisa ou outra me lembrar de HP e Crepúsculo, mas nada incômodo). Até agora li apenas os dois primeiros da serie, mas quero continuar! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tá ai um livro que ainda não li. Tenho amigos que são apaixonados pela série, mas ainda assim eu não consegui me aventurar pelas linhas dele. Mas tenho certeza de que quando isso acontecer será paixão instantânea, pois adoro livros com essas construções de um universo fantasioso. Pelo visto o criado pela autora é algo realmente fascinante.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  7. Oiiie
    Eu comecei a ler esse livro com altas expectativas, mas realmente não funcionou comigo, tanto que abandonei o livro nas 40 primeiras páginas.
    Eu comprei o livro, pois queria ler para depois ver o filme, mas acho que vou assistir logo, pois o livro comigo não vai rolar mesmo kkkk infelizmente.
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  8. Olá, nossa!!! Mais uma resenha positiva sobre essa saga que eu quero muito ler. Na verdade, estou com os dois primeiros livros, mas só irei iniciar a leitura quando estiver com todos, pois assim leio direto rs. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  9. Oi, essa serie é bem falada no meio literário,acho as capas lindas e a história bem interessante,mas ainda não tive a oportunidade de ler e nem muita urgência nisso, mas a sua resenha me deixou beeem,mas beem curiosa, e quando puder irei lê-la com certeza.

    Ótima resenha, bem escrita e detalhada.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Sempre tive vontade de conhecer essa série da Cassandra, mas ainda não li nada da autora. Acredito que seja uma trama interessante e instigante. Achei bacana por ter um pouco de mitologia na trama.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre tive curiosidade em ler este livro, na verdade, eu tenho ele aqui, mas ainda não tive a oportunidade para a leitura, mas pretendo fazê-lo logo que eu puder, gostei bastante da sua resenha, muito bem escrita e desenvolvida! Parabéns!! :))

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sempre fiquei curiosa com os livros da Cassandra, mas tenho tantos aqui em casa sem ler que não fiz questão de criar muitas expectativas para adquirir essa série. A cada vez que leio uma resenha positiva, meus dedos coçam em querer comprar, mas tenho que ser forte para não correr o risco de comprar e deixar o livro de lado hehehehe TENHO QUE TERMINAR OS QUE PROMETI LER \o/ Jesus não vejo a hora de acabar logo essa promessa.
    Enfim,adorei a sua resenha e a sua empolgação com a série! Parabéns.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro,só vi o filme, e gostei, apesar de tanta gente ter odiado, haha. Tenho o primeiro livro aqui, estou querendo tempo para lê-lo. Que bom que você gostou, espero que os próximos te agradem assim como esse.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  14. Opa! confesso que no início eu e o meu preconceito por livros assim já estava criando uma imagem negativa, mas fui lendo teu texto e desenvolvendo um desejo profundo de fazer esta leitura. A história parece mesmo ser muito bem construida! Fiquei com aquele gostinho de quero mais.

    Você escreve muito bem! =)
    Abraços!

    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  15. Já vi inúmeras resenhas desse livro e tenho um amigo que é fã dessa série, eu até assisti a adaptação para o cinema e não achei de todo ruim não em.
    Juntando tudo isso eu nem sei porque ainda não li esse livro, quem sabe eu pego uma promoção do box e compro todos eles.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir

Popular Posts

recent posts

Flickr Images