Band of Brothers

23:55

Temporadas: 1 (minissérie)
Gênero: Ação, Drama, Histórico
Ano: 2001
Sinopse: Adaptado do bestseller de Stephen E. Ambrose, Band of Brothers conta a história da Companhia Easy, 506º, Regimento da 101ª Divisão de Paraquedistas do Exército norte-americano. Na manhã do dia D, os homens a companhia de elite saltaram na França, lutaram na batalha de Bulge e renderam o quartel general de Hitler em Berchtesgaden. Com produção executiva de Steven Spilberg e Tom Hanks, também co-diretor.





Uma série sobre soldados americanos na Segunda Guerra Mundial da HBO e produzida por nada menos que Steven Spilberg e Tom Hanks e com um elenco de peso, Band of Brothers com certeza levanta as expectativas de qualquer pessoa que já estivesse minimamente interessada nela. E consegue, magistralmente cumprir cada uma dessas expectativas. Um exemplo disso é a sua exaltação entre a crítica especializada, sendo que o show ganhou nada menos que 28 prêmios, entre eles o Globo de Ouro de Melhor Minissérie, o Emmy de Melhor Elenco, Direção, Edição de Som, Fotografia e vários outros, além de outras 22 nomeações. (Não é pra qualquer um, hãm.)

Na minissérie de dez episódios somos apresentados à  Easy Company, uma companhia de paraquedistas do exercito americano na qual todos os seus homens são voluntários para batalhar na guerra. Baseando-se na história, no livro homônimo de Stephen E. Ambrose e em depoimentos de veteranos da companhia, o show mostra tudo o que cada um daqueles homens teve que enfrentar desde o primeiro dia de treinamento, o primeiro dia em que realmente atuaram na guerra (Dia D) até o final definitivo da mesma.

Apesar de termos uma visão bem ampla do campo de batalha através de todos os soldados é claro que teriam aqueles que são mais centrais à trama, sendo que quem tem um espaço especial é o tenente Winters (Damian Lewis), que acaba por ter que comandar a companhia praticamente sozinho após a maioria dos comandantes da mesma morrerem durante à chegada no Dia D. E há ainda muitos outros, cada um adicionando um elemento único a trama, seja emoção, senso de realidade, crueldade, sarcasmo, humor etc, como Guarnere (Frank John Hughes), Lipton (Donnie Wahlberg), Sobel (David Schwimmer), Skip (Richard Speight Jr.), Malarkey (Scott Grimes), e muitos outros.


Band of Brothers é uma daquelas séries que a maioria das pessoas que gostam de séries e conhecem um pouco sobre esse mundo (ou quase nada) já, pelo menos, ouviu falar, mas nunca conferiu. Eu era uma delas, tanto é que só fui conferir realmente a produção 14 anos após a mesma ir ao ar. E que produção... deixe-me ser clara: a série é simplesmente incrível; acho que isso é algo que deve ficar claro desde o início. Para ser justa, quando a iniciei tinha lá minhas expectativas, mas foi mais algo para matar o meu tédio e ocupar algumas horas do feriado, isso é, até que terminei o primeiro episódio e me vi bastante empolgada pelo próximo.

Em cada minuto a série surpreende, seja pela quantidade de emoção que transmite ou como consegue instigar quem está assistindo ou ainda pela qualidade de tudo o que é apresentado. É, honestamente, difícil de se acreditar que a série tenha sido produzida em 2001; os efeitos especiais são simplesmente espetaculares, coisa que uma boa quantidade de séries atuais poderiam tem como base (como Once Upon a Time), cada cena com explosões ou bombas foi muito bem arquitetada, sendo que muitas delas realmente surpreendiam. E os outros aspectos técnicos não ficam para trás: toda a caracterização foi muito bem feita, transmitindo um ar de veracidade incríveis, como os aviões ou as cenas da batalha de Bastogne, uma fotografia ótima e trilha sonora mais do que apropriada. Tudo se encaixa perfeitamente.

Diferente da maioria das histórias, sejam livros, filmes ou séries, que tratam da Primeira ou Segunda Guerras Mundiais, essa não trata de toda a política envolvida ou ainda das tramas de espiões ou como os lastimáveis eventos afetaram os indefesos civis. Para ser honesta essas são os meus enredos preferidos em se tratando desse assunto, pois evidencia de uma forma ímpar tudo o que é feio e baixo no ser humano ao mesmo tempo em que aquilo que é bonito e honrável também é demonstrado em seus mais amplos significados. Entretanto, Band of Brothers consegue passar esses mesmos elementos de forma admirável e ao mesmo tempo simples. Cada soldado da Easy Company era um simples civil que vivia em uma pequena cidade americana e eles são, antes de tudo, simples seres humanos, e como tais enfrentaram diversos dilemas morais, pessoais e sociais por se encontrarem em meio a uma guerra, mas eles também são soldados e possuem ordens à cumprir e um objetivo a alcançar, sendo essa dinâmica um atrativo maravilhoso que é apresentado e muito bem explorado.

Não é necessário dizer que amei a minissérie, vale super a pena conferir; cada episódio tem em média uma hora de duração e são apenas 10, então não é algo cansativo (mesmo um episódio "calmo" é pretty awesome), e pra falar a verdade quando termina você fica com aquela vontade de quero mais pelo simples fato de ser realmente marcante e muito bem feito. Só de escrever aqui pra vocês eu já fico com vontade de ver tudo de novo e acho que é exatamente o que vou fazer porque não consigo tirar a série da minha mente e a mesma simplesmente merece uma atenção mais que especial, e se tornou, facilmente, uma das minhas favoritas.

Trailer





You Might Also Like

35 comentários

  1. Nunca nem tina escutado falar, mas AMO séries...to com tantas pra ver que me perco hahahahhaa Mas vou procurar dela aqui pra baixar <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabby!! Eu nunca tinha ouvido falar nessa minissérie, e só 10 capítulos, adorei o trailer!! Muito obrigada por compartilhar essa dica com a gente haha Eu não curto muito ler livros desse gênero, mas amo assistir! Aliás foi assim que eu me safei de muitas recuperações na época da escola, com filmes e documentários, pois sempre tive dificuldade de entender os acontecimentos históricos só lendo haha E claro, livros de ficção que aconteceram no meio de uma guerra ou algo assim também ajudou ;) Mas enfim, tem na Netflix? Já tô caçando aqui haha Parabéns pela resenha super rica de detalhes! Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto MUITO de história, o que me leva a gostar MUITO de Seg. Guerra, o que me leva a ter gostado muito de Band of Brothers! Legal ver um blog, e ainda de uma mulher, falando sobre a série! :) Na época assisti por insistência alheia, porque eu sozinha não teria visto, mas achei muito boa. Futuramente, quanto tiver mais tempo e tiver liquidado todas as séries que eu quero ver, pretendo reassistir, aposto que estando mais velha e entendendo mais ainda do assunto, só vai fazer diferença pra melhor hehehe :p
    Besos!
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já ouvi falar taaaanto sobre essa série! E embora eu seja daquelas que adoram séries/filmes que tratam do tema Guerras e afins, eu nunca assisti nenhum episódio, acredita?! :(
    Acho que já era de se esperar que a série fosse boa só por ser da HBO. De alguns anos pra cá a HBO não erra mais, só lançam séries ótimas!
    Muito interessante o fato da série ter sido produzida em 2001 e ter efeitos atuais, eu não sabia que essa série tinha tanto tempo assim!
    Quando tiver um tempinho sobrando, vou correr para dar uma olhadinha! ;)
    Ótima dica!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Não sou muito fã de séries que falam de guerra, temas policiais e afins, pois gosto mais do gênero fantasia, tipo séries de super heróis e algo no estilo Supernatural. Contudo, gostei de saber que são poucos episódios e que a trama vai além de só a guerra em si. Gosto quando é retratado a natureza vil e crua do ser humano mediante pressão, isso sempre me fascinou pois sempre acreditei que todo mundo, até mesmo o ser humano mais bonzinho, é capaz de qualquer coisa pra sobreviver. Vou ver depois se já tem na Netflix e vou ver uns 2 episódios, se gostar eu te aviso ^_^

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como assim existe uma minissérie que fala sobre soldados na segunda Guerra Mundial e eu não sabia? Apesar de não ler muito esse gênero , eu amo a temática em filmes , series e afins , Segunda Guerra é minha paixão de todo os tempos. Amei o trailer e já anotei o nome pra descobrir mais sobre a minissérie depois. Espero conseguir ver logo , já que são apenas 10 capitulos.

    Beijão ,Anna

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Tudo bem ?
    Meu Deus como estou desatualizada mesmo viu , amo serie de guerras ou filmes ou livros ou seja qualquer coisa baseada com GUERRAS ,porquê vamos admitir quê eles são demais .Se tiver na Netflix eu assisto .. que pena que são apenas dez episódios o que significa que é curto e você vai querer mais e não vai ter .
    Beijos
    http://www.nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. 'voluntários para batalhar na guerra'; acho complicado. Creio que não veria a série. Até gosto de enredos que envolvam a guerra,mas com outro viés.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! gente, não conhecia esta série. E amei a sinopse, curto filmes de guerra, mesmo me acabando de chorar. E esse com certeza não será diferente. Gostei bastante, realmente quero assistir. Valeu pela dica. beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?
    Não conhecia a série, mas me interesso muito pelo tema 2ª guerra mundial. Creio que iria gostar, talvez eu assista. Adorei a resenha. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Geralmente esse tipo de seriado ou filme de soldados são ótimas, mas eu não sou fã do gênero, mas pra quem curti deve prender bastante a atenção.
    Não conhecia e estarei indicando para meu noivo,
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa serie, parece ser bom, mas não me interessou

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Não conhecia a série mas sendo produzida por essas feras , já começa muito bem, pelo que li tem muita ação e emoção. Não sou muito fã de séries com guerras soldados me dá uma tristeza temas com Guerra , mas fiquei muito curiosa com essa. Vou assistir um capítulo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Ai meus Deus mais uma série para lista /o\
    Eu até me perco na quantidade de séries que acompanho, essa parece maravilhosa e deve ser pq produzida Steven Spilberg e Tom Hanks, e a HBO tem feito um ótimo trabalho.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  15. Não conheço essa série, mas como tem uma temática de violência provavelmente não seria o tipo de série que eu assistiria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!! Eu e as séries! Até hoje não terminei nenhuma :/ (que vergonha!!!) Mas gostei muito do tema que você trouxe. Embora não goste muito de filmes de guerras e tal.. Mas acho que seria interessante dar uma chance para esta. =D

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não é o tipo de série que eu gosto, então provavelmente não assistirei, mas nossa! Spielberg e Haks trabalhando juntos! Que incrível!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. WOW! Sério, essa série deve ser o máximo! Equipe de peso, a sinopse me interessou pra caramba... Vou assistir com certeza! :) Obrigada pela dica! Eu estava aqui meio entediada, sem saber o que fazer, e você resolveu o meu problema.
    Um beijinho!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, nossa! Nunca tinha escutado falar sobre essa minissérie, mas gente,que elenco é esse?! Mesmo assim não é meu tipo de série e para falar a verdade ando sem ver nenhuma, de tão ocupada que estou!
    Mas está na minha listinha e espero um dia poder ver!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu lembro da época que essa série foi lançada. Nem ser por que não vi. Mas, realmente, se que as críticas sobre ela são muito boas. É um show de tv mas com uma mega produção de cinema, né?!

    Foi ótimo ler suas considerações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ainda não assisti Band of Brothers, pra falar a verdade, nem tinha ouvido falar. Mas amo essas histórias, sempre assisto filmes voltados para esse tema, e depois que consegui terminar as séries que estou acompanhando, vou ver essa.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olaa
    Que bom que curtiu taaanto a série, eu não assisto séries, mas fiquei curiosa por essa, parece ser bem legal hahha o enredo é ótimo, foi uma ótima dica e seu post ficou ótimo.

    Reality of books
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Séries com poucos episódios sempre me deixam louca querendo mais!
    Não sou uma grande fã de guerras, mas a história desse me pareceu ótima. Vou indicar pro meu namorado, quem sabe a gente aproveita um final de semana e assiste tudo ;D

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. UAL! Está ai algo que vale eu ficar algumas horas parada a frente da TV para assistir! hehehehe Não sou fã de assistir filmes,séries e etc, mas algo que me acrescente vale muito a pena.
    Adorei o jeito que você falou sobre Band of Brothers, sua animação me fez ficar super curiosa :D
    Parabéns!
    Beijos Pão de Queijo.
    www.vontadeler.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    adoro essas séries/ histórias da Segunda Guerra e acho que ficaria apaixonada por essa, assim como você ficou.
    Já tinha visto falar desta série lá no Filmow, e, se não me engano, tem algum Spinn-of dela, né?
    Adorei você ter citado o diferencial da série, nesse caso, que ela mostra o lado do ser humano, e não tanto da política.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu nunca fui muito fã de seriados e assisti apenas Sherlock (pois amo os livros) e pretendo começar Dr Who em breve. Mas amo midias que se referem às grandes guerras. Acabei de ler sua resenha já interessada. Não sei se assistirei em breve, pois sempre enrolo quando se trata de seriados, mas vou sugerir ao meu marido, aposto que ele também vai se interessar e me motivar a não enrolar! ;)
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  27. Uau, estou sinceramente sem palavras!
    Primeiramente me odiando por só conhecer essa série agora.
    Eu sou muito fã de livros, filmes e série que tratam da época das grandes guerras mundiais, e com certeza Band of Brothers me chamou muita atenção.
    Adorei conhecer e com certeza vou assistir em breve, preciso admirar essa que com certeza é uma obra prima em formato de série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Apesar do Spilberg e Tom Hanks na produção, não me interessei pela série. Não curto histórias de guerra assim, então acho que não veria.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia a série, mas só de ler o nome do Tom Hanks e do Steve S., já me interessei de cara, sem falar que gosto de filmes com este mote, uma série então, será ainda melhor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  30. Tom Hanks? Gostei! hahah Adoro ele. Adoro histórias de guerra e miniséries são ótimas para ver enquanto esperamos os capítulos novos das nossas séries favoritas

    Lindo seu blog!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/c/HelloLiz?sub_confirmation=1

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Não conhecia essa série e uau sério que ela tem todo esse tempo e é tão boa assim nos efeitos e tudo mais? Não sei se é uma série que eu assistisse, porque eu tenho um sério problema com coisas relacionadas a guerra e essas coisas todas, mas gostei muito, muito mesmo.


    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  32. Genteee, como eu não conhecia essa série?
    Amo histórias sobre Guerra e fiquei bem interessada. A produção está incrível e a fotografia parece excelente. Me cativou.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oie, Gabby!
    Primeira vez que ouço falar da minissérie, mas com grandes nomes no elenco sei que não vou decepcionar. Também sempre fui fascinada pela Segunda Guerra, tenho alguns livros sobre espalhados pela casa e gosto de assistir filmes que se passam na época. Band of Brothers já entrou para a listinha.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  34. Gostei!!! Eu não faço parte do grupo que conhecia, mesmo convivendo um pouco com esse universo de séries. Sou anormal? hahahahaha
    Pelo elenco e direção, já acho que vale a pena. A temática também é legal. Vou falar com marido pra gente assistir só com 14 anos de diferença. kkkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bom?
    Eu faço parte do grupo de pessoas que adora seriados, já escutou sobre Band of Brothers, mas nunca assistiu. Eu adoro histórias que se passam no período de guerra e espero um dia assistir pelo menos o episódio piloto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts

recent posts

Flickr Images