Fotografia e Projetos Nacionais

14:40

Hey, pessoas! Hoje estou aqui para falar sobre fotografia, algo que nos últimos tempos tem ganhado muita da minha atenção. E eu nem mesmo sei o motivo; se é porque esta é a paixão de uma das minhas melhores amigas ou porque é uma parte da minha futura profissão (este ano começo meu curso Jornalismo e o fotojornalismo é uma parte da profissão que admiro demais) ou pelo simples fato de que é realmente demais e uma das formas mais sinceras de se representar a realidade.

O fato é que isto começou a me chamar a atenção no ano passado durante um bate-papo de literatura do meu cursinho de vestibular. Com o objetivo de acalmar os nervos dos alunos com os vestibulares batendo às portas o professor resolveu nos deixar mais tranquilos com um assunto que ele amava: a fotografia. E durante duas horas foi praticamente o assunto dominante da conversa, e foi o também o momento em que ele nos mostrou uma propaganda que homenageia o grande fotojornalista Robert Capa e que me encantou - não pelo produto, mas sim pela ideia do poder e da importância da fotografia para a vida de uma pessoa que é apaixonada pela mesma. Deem uma olhada:





Entretanto, o assunto hoje é outro. Reuni alguns projetos fotográficos desenvolvidos por brasileiros que me chamaram a atenção seja pelo cunho social ou pela beleza das fotos ou ainda pela ideia ser maravilhosa, sendo que a ideia aqui não é me aprofundar nestes ensaios, apenas apresentá-los à vocês e, no futuro, talvez volte a abordar um dos profissionais de forma mais ampla e profunda. Foquei apenas nos nacionais porque por mais que estes, na teoria, seriam os mais próximos e acessíveis à nós como várias artes nacionais acabam sendo desvalorizadas e possuem pouca visibilidade para o público. Vale lembrar aqui que minhas escolhas também são inteiramente baseadas no que eu gosto e desgosto; não possuo nenhum conhecimento verdadeiro no assunto, sou uma mera apreciadora, além disso a maioria dos projetos não estão aqui na íntegra (fazer a seleção foi muuuito difícil, sério), então caso queiram se aprofundar em algum acesse o link que colocarei em todas as "introduções" dos mesmos. Estes são ensaios que foram lançados a pouco tempo relativamente, e alguns ainda se encontram em processo de realização. Vamos à eles!

Projeto de João Fábio Matheasi

Este projeto é simplesmente apaixonante. O fotógrafo mineiro iniciou um projeto com crianças portadoras de deficiências físicas para realizar mesmo que apenas no âmbito da imagem os seus sonhos, que a realidade, infelizmente, não permite. Achei a ideia super simples e ao mesmo tempo inovadora. Segundo o blog do Matheasi (você pode acessar aqui), "Se nós podemos sonhar juntos, pra quê sonhar sozinho?" e ele realmente consegue transmitir isso.





Projeto Eduardo e Mônica

O casal Eduardo e Mônica estava junto a quatro anos quando os dois decidiram que iriam seguir o seu sonho de conhecer o mundo. Como não possuíam nenhum empecilho, abandonaram empregos, juntaram as suas poucas economias e fizeram o seu itinerário e saíram do Rio Grande do Sul para o mundo. E ao passar por diversos locais únicos resolveram desenvolver alguns mini-projetos fotográficos, registrando não só a sua aventura como as diferenças e desafios de cada lugar. Em 25 de março fez nove meses que Eduardo e Mônica estão viajando e ao total já conheceram 11 países e estão no continente asiático no momento. A forma mais simples e completa de acompanhar a aventura deles é acessar esse site.





Projeto "O Que Te Consome?"

O fotógrafo Fernando Garcia Lago (contato aqui) desenvolveu esse ensaio com o objetivo de despertar a reflexão sobre o consumismo e sobre o papel que deixamos o mesmo, voluntaria ou involuntariamente, assumir em nossas vidas. Este foi o seu trabalho de conclusão de curso de fotografia e teve como base idealística o documentário sueco Surplus, de Erik Gandini, que desenvolve uma crítica à globalização e ao consumo. Ao embalar em papel filme os corpos das pessoas, o profissional não só sugere que estamos à venda como também te provoca à uma resposta, à uma reação.


Projeto Olhar Paulista

Este projeto foi desenvolvido pelo Diego Vasconcellos Vargas (facebook aqui) e consiste em se
observar e exaltar a beleza da cidade de São Paulo, da paisagem que muitas vezes nem mesmo percebemos. Suas fotografias possuem uma variedade de tons e olhares para a cidade, conseguindo captar as suas facetas de uma forma linda que até mesmo te faz repensar o próprio olhar para estes locais. São várias e várias imagens; todas acessíveis neste tumblr.





Então, esses são os projetos. Espero que tenham gostado e se aprofundem em algum deles; me deixem saber nos comentários :)

You Might Also Like

26 comentários

  1. Amei amei de paixão essas fotos! Adoro projetos nacionais, então adorei essa ideia e adorei como seu post mostrou isso !
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei os Projetos, em especial o Olhar Paulista. Tenho tanto amigo fotógrafo que acabo meio perdida nesse mundo de fotografia de vez em quando.Huahauhauha

    ResponderExcluir
  3. Oi. Já conhecia alguns dos projetos e amo fotografias. Inclusive, dois amigos estão num projeto chamado Etnografia da viagem. Vou deixar o link aqui - https://www.facebook.com/pages/Etnografia-da-Viagem/1054879294541735?fref=ts

    Beijos! amei a postagem!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu vi um projeto fotografico nacional chamado "Nu em Pele", eu não sei se você conhece, mas como percebi que gosta de fotografia pode ser interessante pra você. Esse projeto "O Que Te Consome" ficou muito bacana, eu gostei muito do trabalho que eles realizaram.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo fotografia e as fotos acima são lindas demais.
    Não conhecia os projetos e do João Fábio Matheasi foi o que mais me impressionou pela delicadeza e beleza.

    Bjs
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  6. Fotografia é um dos meus amores eternos... gostei muito do post!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  7. Linda postagens!

    Gostei de todos os projetos, mas um me chamou mais a atenção o Projeto Olhar Paulista. Acho que por causa da dos vários tons e as diferentes luzes.
    Muito lindo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Adorei os projetos e eu amo fotografias, tanto observar quanto fotografar...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oiee... Os projetos são super bacanas... Eu amo fotografia e acabou virando um vício assim como a leitura...

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  10. Lindas estas fotos do Projeto de João Fábio Matheasi, fiquei encantada. As fotos do Projeto "O Que Te Consome?" não cairam no meu gosto, infelizmente, já Projeto Olhar Paulista está perfeito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. que LINDO, sou fotógrafo e amo fotos, adorei o post, fiquei alguns minutos admirando, são fotos de excelente qualidade, parabéns pelo post e pela qualidade. AMEI :)

    palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  12. De todos, o projeto O que te consome foi o que mais chamo minha atenção. Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já estudei fotografia quando cursava Publicidade e realmente é uma coisa deliciosa de se fazer! Mas muito trabalhosa também, mais do que imaginam!
    Vou te indicar um documentário que assisti durante as aulas, que se chama "Nascidos em bordéis: Crianças da luz vermelha de Calcutá", e mostra uma fotógrafa, que visita uma das regiões mais pobres da Índia e tenta, através da fotografia, mudar o futuro dessas crianças. Ele é ótimo, espero que você goste!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante seu texto, confesso que não entendo muito de fotografia, mas sei que é uma área que esta em expansão. Pude constatar que tem uns projetos bem interessante e fotografias realmente impactantes e achei legal você divulga-los.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem?
    Sou fotógrafa, então imagina como gostei do seu post. Hahaha Eu inclusive tenho um projeto fotográfico chamado Uma Pessoa Por Dia. Ele deve voltar em breve. (www.fb.com/umapessoapordia)
    Gostei muito do seu blog!
    Um beijinho,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de fotografia, mas não levo muito jeito para fotografar e nem ser fotografada kkkk No entanto, esses tempos eu tenho tentado me dedicar melhor as fotos que estou tirando, pois acho importante o blog ter umas fotos mais bonitinhas kkk Enfim, achei o seu post bem bacana, as fotos estão incríveis, um projeto melhor que o outro, né? Também achei a sua escolha de profissão bem interessante, desde já desejo que dê tudo certo para você o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Amei o seu post...
    Adoro fotografia, queria ter essa visão que os fotografos tem e esse dom maravilhoso de passar a beleza em tudo que ve.
    Achei linda essas paisagens paulistanas.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  18. Que fotos lindas! :D
    Beijos, letrasemvida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    adorei os projetos apresentados e as fotos escolhidas. Esse O Que te Consome dá até uma agonia, de ver as pessoas no plástico, kkk
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu confesso que não sou muito fã de fotografia, mas amei esses projetos que você apresentou!
    O fotógrafo, no fim das contas, é como um escritor, conta uma história através de uma imagem!

    Beijos,
    Fernanda
    http://www.oprazerdaliteratura.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Quanto projeto lindo <3
    Eu amo fotografia e um dia espero poder participar de algo tão bonito assim. Esse com as pessoas deficientes foi o meu preferido! E esse casal hein.. Eduardo e Mônica é bem sugestivo para uma viagem ao mundo rs.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Achei lindo o projeto do João e bem perturbador o O Que Te Consome? O primeiro me chamou atenção pela simplicidade e forma como, você mesmo disse, ele conseguiu no âmbito da fotografia realizar o que a realidade não permite. Já o segundo me deu agonia HAHAHA A ideia de ser embalado em papel filme me deu falta de ar rsrsrs, sem falar que a mensagem dele também é bem reflexiva.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Genteee,
    N conhecia nenhum acredita?
    Me emocionei aqui com o projeto do João!
    Coisa lindaaa!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  24. A-DO-REI o projeto do João Fábio! Já vi outros assim de estrangeiros e me emocionei. É dar vida e experiência a quem não a tem. Os outros até são legais, mas esse pra mim foi muito significativo. Eu amo fotografia, adoro Instagram e afins que valorizam e eternizam nosso momento. Já deu pra ver também que eu não sei fotografar, né? Mas meu celular está sempre comigo pronto pra capturar momentos e imagens valiosos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Nossa, adorei esse post! Não sou nenhuma conhecedora profunda do assunto, mas tenho uma paixão gigantesca por fotografias! Ainda penso seriamente em fazer uns cursos na área!
    Adorei os projetos, principalmente o primeiro, das crianças, que é super lindo, e nos dá algo a refletir e o segundo, que é um sonho meu ainda fazer uma volta ao mundo registrando essas diferentes culturas, deve ser sensacional!
    Não sei se você já viu, mas tem um projeto sobre o conceito de beleza nos diferentes países que é incrível também. Retrata as mulheres mais belas de acordo com o conceito de determinado país. É maravilhoso, procure só pra ver.
    Adorei o post!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Apesar de entender pouco sobre fotografia, gostei bastante dos projetos que você citou. Principalmente o Olhar Paulista porque adoro essas fotos tiradas de uma cidade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Popular Posts

recent posts

Flickr Images